As relações pedagógicas criadas em um ambiente escolar são diversas, quais sejam: relação direção-professor, professor-professor, aluno-aluno, professor-aluno, direção-pais. Nesse contexto, cabe destacar a grande importância de um coordenador pedagógico. E para entender mais sobre ele, acompanhe o post a seguir.
Coordenador Pedagógico: articulação e transformação
O Coordenador Pedagógico alcança uma função de destaque no contexto escolar. Isso porque suas funções são articuladoras, formadoras e transformadoras. Esse profissional age como mediador entre o currículo e os professores, bem como entre pais de alunos e corpo docente.
Sua função mediadora o torna capaz de revelar os significados das propostas curriculares e articulá-las junto aos professores. Assim este profissional pode viabilizar este trabalho dos professores de acordo com as diretrizes pedagógicas e socioculturais da escola.
Ao mesmo tempo, um coordenador pedagógico deve desenvolver amplamente sua capacidade de comunicação. Visto que o principal elo entre escola e pais de alunos são os coordenadores. A comunicação é um aspecto chave para uma boa gestão escolar.
Atribuições escolares
A atribuição articuladora de um Coordenador Pedagógico exige que esse profissional ofereça aos professores condições para que trabalhem, de maneira coletiva, as propostas curriculares. Além disso, a articulação deve possibilitar a interdisciplinaridade e a adaptação de qualquer conteúdo à grade curricular. Isso visando a conciliação e os melhores resultados para os alunos. A comunicação, nesse sentido, é fundamental, tanto com professores, como com alunos e pais.
Como formador, esse profissional deve, mais uma vez, oferecer condições e viabilizar o trabalho dos professores no aprofundamento em sua área específica de trabalho. Esse compromisso de desenvolvimento dos professores deve levar em consideração todos os atores de uma escola.
Nota-se então a importância da comunicação entre pais e escola. Ter uma ferramenta de comunicação escolar, por exemplo, ajuda o coordenador a realizar melhor seu trabalho porque passa a acompanhar a interação entre pais e professores.
O aspecto transformador de sua atividade profissional deve ser cumprido, sempre proporcionando questionamentos, uma postura crítica e reflexiva de seu corpo docente e escolar como um todo. Dessa forma, o Coordenador Pedagógico será responsável por recriar constantemente o ambiente escolar, sempre com o auxílio dos atores — pais, alunos, professores.
Benefícios para o ensino
Um cargo tão amplo como o de um Coordenador Pedagógico proporciona, além de variadas e importantes funções, uma grande diversidade de benefícios a um ambiente escolar.
Manter-se sempre atualizado e antenado às demandas dos alunos é uma necessidade. Sugestões de professores e desejos dos pais serão também muito bem-vindas. O Coordenador Pedagógico precisa articular todos os saberes e anseios, potencializar projetos e agregar novidades, sendo capaz de transformar a escola em um ambiente harmônico e completo de produção e transformação.
Olhar apurado e boa visão de líder
Claro que o papel do coordenador não é o de líder da escola, mas um espírito de liderança vai sim ajudar a fazer um melhor trabalho.
Isso porque um profissional antenado vai conseguir enxergar oportunidades de melhoria. Melhor que isso, vai conseguir se relacionar com as pessoas de forma a ajudá-las a atingir seus objetivos.
Com o espírito de liderança, vai conseguir deixar os professores em situações mais confortáveis para realizarem bem seu trabalho.
O Coordenador Pedagógico carrega um grande desafio e deve aliar-se a todos os atores escolares para que cumpra suas funções com primor. Não restam dúvidas: é um cargo desafiador, mas extremamente gratificante, concorda?
Fonte: Escola em Movimento
Comments